quinta-feira, 9 de junho de 2011

...MERCADO A INTEGRAÇÃO DE CLASSIFICADOS

 Em recente pesquisa, ficou comprovado que atualmente cerca de 17% dos domicílios brasileiros possuem, pelo menos, um computador. De olho nesta fatia de mercado e buscando estreitar e facilitar a relação do leitor com os demais serviços oferecidos pelos Diários Associados, o Diario de Pernambuco integrou o Classilíder aos diversos portais de classificados do grupo. Na tarde de ontem, o gerente comercial do Diario Marcos Caupani participou do almoço semanal promovido pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi), onde são colocados em pauta assuntos relacionados ao mercado imobiliário do estado. Estavam presentes no evento o presidente da Ademi, Alexandre Mirinda, o diretor de comunicação Sérgio Arruda e os demais diretores da instituição.
Segundo Caupani, o Diario passou por um recente processo de extensão de marketing, que envolve os portais Lugar Certo, Vrum e Admite-se, para consolidar o novo conceito de convergência do grupo. "No momento em que expandimos o serviço dos portais para o rádio, a televisão e o impresso fortalecemos o nosso serviço de classificados", explicou. De acordo com Caupani, a proposta de integração promovida pelo Diario foi bem aceita no segmento de construção civil do mercado. "Levamos novidade para engrandecer as parcerias", explicou. Para o mercado leitor, a convergência das marcas facilitou o serviço de busca.
O Lugar Certo é atualmente o portal de classificados com o maior número de acessos do Brasil, com cerca de 30 mil visitantes únicos mensais, e está presente em 10 veículos de comunicação do grupo Diários Associados, incluindo os três maiores jornais (Correio Braziliense, Estado de Minas e Diario de Pernambuco). Além disso, mantém uma média de 322 mil pageviews (acessos por página) no mês.
Para atender ao crescente número de acessos, o portal mantém uma média de três mil ofertas no mesmo período e possui mais de 50 imobiliárias associadas em Pernambuco. "Além de encontrar o imóvel, os internautas podem conhecer o empreendimentos através das fotos quedisponibilizamos", afirmou Caupani. O grande diferencial do Lugar Certo são as ferramentas de ligação entre o cliente e a imobiliária. Por meio do Ligue Grátis, por exemplo, é possível deixar o telefone para contato. Desta forma, a imobiliária liga para o cliente e detalha as informações do imóvel. Há também a possibilidade de gerar propostas de compra e aluguel diretamente da página. "Fazemos uma ligação direta entre os clientes e as imobiliárias", disse Caupani.



Planeje o direcionamento de suas ações na internet.
Quase 32 milhões de brasileiros acessam redes sociais como blogs, fóruns e canais de relacionamento. Não é um público que pode ser desprezado por segmento algum quando se fala de marketing e publicidade. Muito menos pelo setor imobiliário.
Por isso, é importante que as empresas do ramo saibam planejar uma ação de marketing na internet. E tudo começa pelo estudo dos objetivos. Esta é uma das dicas que os especialistas do Redimob deram em um artigo publicado no site Casa Sapo, de Portugal, que trata sobre assuntos do setor imobiliário. A equipe foi convidada a falar sobre este tema no espaço virtual que reúne notícias, classificados, artigos e outras informações sobre imóveis.
(Leonardo Stuepp Júnior é publicitário, graduado em Comunicação Social, cursou MBA em Gestão Empresarial e Marketing e atua na gestão de Marketing e Conteúdo do Redimob.

Thiago Alexandre Stuepp é analista de marketing, graduado em Administração de Empresas, cursou MBA em Gestão Empresarial e Marketing e atua como analista de Web Marketing do Redimob).

Confira o que eles falam sobre o assunto:

Atualmente o mundo está voltado para as novidades tecnológicas. Cada dia mais pessoas tem acesso a internet e a um conglomerado de informações espalhadas por diversos web sites.
No Brasil não é diferente, pessoas e empresas aderiram à internet e transformaram o Brasil no país com maior porcentagem de usuários nas mídias sociais. Cerca de 31,7 milhões de brasileiros acessam redes sociais, como blogs, fóruns e canais de relacionamento.
O setor imobiliário brasileiro, por exemplo, é uma indústria que nos últimos anos cresce em ritmo acelerado e vem adotando ferramentas de comunicação que vão além dos anúncios em jornais, placas no imóvel e da panfletagem.
O que vem chamando atenção no setor é o crescimento do uso da internet, cada dia mais presente na própria divulgação cotidiana dessas empresas.
O Corretor de Imóveis/Imobiliária pode atuar de maneira eficaz em diversos locais com o advento da internet, que lhe permite uma divulgação ampla e direcionada para o público desejado.
Existem diversas maneiras de alcançar boa visibilidade na internet, porém a maneira mais eficaz é a utilização simultânea das várias ferramentas existentes, facilitando assim que o cliente encontre a empresa e que ela se comunique com o cliente no local onde ele está. As ferramentas de redes sociais, por exemplo, permitem a comunicação direta entre o cliente e a empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, realizada com 302 empresas de diversos segmentos e portes econômicos que atuam no País, 70% das instituições utilizam as redes sociais.

Segundo a pesquisa da Deloitte, as ações de marketing e divulgação de produtos e serviços são as atividades mais realizadas pelas empresas nas redes sociais, com 83%.
Para analisar estas possibilidades e direcionar da melhor maneira as ações, existem as estratégias de Web Marketing, que buscam conciliar as possibilidades existentes, maximizando a exposição e o contato da empresa com seu consumidor.
Para o sucesso de ações na web é necessário um grande estudo sobre seus objetivos, antes de escolher o que fazer.

Cada canal tem um objetivo específico em sua utilização e um perfil de público que consome as informações ali apresentadas.

Planeje, participe, monitore e avalie constantemente os resultados. Seja ativo e efetivo nas ações escolhidas. Desta maneira você terá muitas possibilidades de obter sucesso em suas iniciativas na web.

Fonte: Redação Redimob.

REDES SOCIAIS

Como você está lidando com esta ferramenta?

Foi-se o tempo em que redes sociais eram vistas apenas como ferramentas de jovens, feitas unicamente com o intuito de aproximar amigos. Hoje em dia são muito mais do que isso, elas são grandes responsáveis por estreitar relacionamentos com prospects e clientes, e são sim um canal importantíssimo para gerar negócios.

A pergunta que faço é como você está lidando com esta ferramenta? Você trata com a devida importância? Se a resposta for não, não perca tempo, embora anúncios de jornal, ainda sejam a mídia tradicional de nosso setor, grande parte das pesquisas de imóveis ocorre na internet. Rede social não é moda, não é tendência, é uma realidade. Seja como corretor, imobiliária ou construtora, saiba que você está perdendo novas possibilidades de negócios.

Mas não se iluda, não basta criar uma conta em alguma rede social, e deixá-la a deriva, como se ela mesma tivesse a capacidade de se autogerenciar. Em um cenário realista, é possível afirmar que boa parte das empresas e profissionais do mercado imobiliário que possuem contas em redes sociais com o objetivo de gerar negócio, possuem um perfil que podemos chamar de fracassado, isto é, sem resultado algum. Utilizar de maneira estratégica requer: profissionais especializados e focados, freqüência de contato, planejamento, estratégia, objetivos, e principalmente tempo de aprendizado, não é do dia para a noite que você terá resultado. Seja paciente.

O gerenciamento de redes sociais para empresas / profissionais do mercado imobiliário não é uma tarefa simples. Por mais que você ofereça imóveis, e as pessoas estejam procurando isto, a grande maioria dos usuários não vão se interessar por este puro e simples conteúdo, resumindo, acharão seu perfil chato, e não vão adicionar você. Sabe o que é preciso? Oferecer algo a mais. O fato de você vender imóvel aparece de maneira subliminar. Faça seu conteúdo disponibilizando algo que o usuário ache realmente interessante, que facilite o seu dia a dia, que o encante que seja diferente, que ele se beneficie, e assim, aos poucos seu perfil aparecerá dentro de um emaranhado de empresas que adentraram nas redes.

Lembre-se, uma rede social só cresce e ganha força, quando os usuários gostam do seu conteúdo, e informam aos seus "amigos" que você é uma boa empresa para se acompanhar na internet. Como diz o nome, rede social pressupõe a "sociabilização da informação", portanto, escreva sobre conteúdos que sejam de relevância para todos. Outro fator importantíssimo, é que quanto mais "sociabilizado" fica o seu nome na internet, isto é, mais pessoas falarem de você, melhor fica o seu posicionamento nos buscadores de mecanismos de pesquisa, como no Google, por exemplo.

Se você acha interessante, e está disposto a disponibilizar um pouco do seu tempo para o mundo digital, separei 15 dicas simples e básicas que podem te ajudar nas redes sociais voltada aos negócios.

1. Poste com freqüência.

Perfil abandonado não gera resultado

2. Quer falar mais?

Crie um blog ou seção de notícias em seu site. Desta maneira o usuário terá maior contato com seu nome/marca e você terá espaço para divulgar suas idéias.

3. Não escreva conteúdo pessoal.

Dizer que seu time ganhou dar bom dia ou boa tarde a todo o momento, por exemplo, não interessa para os usuários.

4. Não escreva muito conteúdo em seqüência.

Nada pior do que aqueles perfis que escrevem e escrevem e escrevem seqüencialmente. Você se torna chato.

5. Seja relevante.

Escreva conteúdos que as pessoas se interessem e estejam dispostas a enviar para os amigos, assim você aparecerá para outras pessoas e ganhará mais adeptos.

6. Cultive relacionamentos.

Responda o que lhe perguntarem, interaja, questione, chame a pessoa pelo nome.

7. Aumente a exposição de suas redes.

Divulgue em seu cartão de visita, assinatura de e-mail, jornal, site.

8. Não poste apenas ofertas de imóveis

Se você postar 100 imóveis variados, destes, quantos os usuários vão se interessar? Poucos. Seu perfil acaba se tornando desinteressante..

9. Acompanhe os formadores de opinião.

Acompanhe perfis de pessoas / empresas que também postem conteúdos atrativos e são influentes em nosso meio. É uma maneira de você estar sempre bem informado e assim possa transmitir esta informação para seus usuários.

10. Faça promoções e ofereça benefícios exclusivos às pessoas que te acompanham.

Aumenta a chance de o usuário informar aos amigos sobre você.

11. Muito cuidado com o que você fala.

É baseado nisto que as pessoas julgarão quem você é.

12. Acompanhe o que as pessoas estão falando de você

Sites gratuitos como, por exemplo, o 48ers.com permite o monitoramento eficaz.

13. Encurte o endereço dos seus links.

Utilize ferramentas gratuitas como, por exemplo, o migre. me

14. NÃO ESCREVA NADA COM O CAPS LOCK ATIVADO

É visto como grosseria.

15. Por fim, conheça bem as diferentes redes sociais.

São diversas as existentes, cada uma com sua especificidade e tipo de público, que demandam ações e trato diferenciado. 




(Texto - Mariana Ferronato - Publicitária

Fonte: Clipimobiliari)








DECISÃO

Ministro autoriza ocupação de imóvel para construção do Centro de Progressão Penitenciária de Catanduva
Uma vez comprovada a urgência, a imissão provisória na posse de imóvel em processo de desapropriação não depende de citação do réu, de avaliação prévia ou de pagamento integral da indenização. Seguindo essa jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Arnaldo Esteves Lima deu provimento a um recurso da Fazenda do Estado de São Paulo (grifo nosso).

O Estado de São Paulo moveu ação de desapropriação contra a Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S/A, em caráter de urgência, para construção de um Centro de Progressão Penitenciária no município de Catanduva (SP).

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia negado a imissão na posse da área por não aceitar a avaliação do imóvel realizada unicamente pelo próprio poder público. Para os magistrados, a apuração do valor deveria ser feita por perito indicado pelo juiz. Contra essa decisão, o tribunal estadual negou a admissão de recurso para que o STJ analisasse o caso.

Um agravo de instrumento foi apresentado diretamente ao STJ, que foi negado pelo relator, ministro Arnaldo Esteve Lima. Naquela decisão, o magistrado entendeu que a Fazenda paulista não havia demonstrado, de forma clara, a alegada violação de dispositivos legais e porque a análise dos argumentos demandava o reexame de provas, o que vedado à Corte Superior. Veio, então, um agravo regimental (recurso interno), para que essa decisão fosse reconsiderada.

No novo agravo, a Fazenda paulista explicou que não contestava a realização de laudo de avaliação do imóvel ou o valor a ser depositado, mas a determinação de citação dos proprietários do imóvel como condição para deferimento da imissão na posse. Alega que essa interpretação violaria o disposto no artigo 15 do Decreto-Lei n. 3.365/1941.

O relator acolheu esse argumento, que vai ao encontro da jurisprudência do STJ. Como a urgência foi declarada e foi feito o depósito de valor superior ao de venda do imóvel, Lima constatou que não era necessária a citação dos expropriados. Desta forma, o ministro conheceu do agravo e deu provimento ao próprio recurso especial para reformar o acórdão recorrido, afastando a condição imposta pelo tribunal paulista.


Coordenadoria de Editoria e Imprensa
08/06/2011 - 09h04